Copa 2014: Quanto custa ir a todos os jogos do Brasil?

Durante a Copa das Confederações um grupo de 10 amigos, intitulado “Torcida na Estrada, ficou famoso após embarcar, literalmente, em uma aventura ousada. Fanáticos por futebol e com muita disposição para “pegar a estrada”, eles encararam uma rotina de 15 dias, entre estádios e estrada, para assistirem todos os jogos da Seleção Brasileira na competição. Acompanhar todos os jogos do Brasil e ver nossa seleção ser hexacampeã do mundo, em casa e in loco, é um sonho que a maioria dos brasileiros gostariam de concretizar na Copa 2014. Mas, evidentemente, uma aventura assim custa caro. Quanto você estaria disposto a pagar por ela?

A galera da “Torcida na Estrada” comprou um ônibus e adaptou o veículo para a aventura de milhares de quilômetros. Apenas como parâmetro, o preço dessa “brincadeira” foi de aproximadamente 260 mil reais, incluindo a adequação do veículo, despesas de viagem e documentação.

Copa-2014-Quanto-custa-ir-a-todos-os-jogos-do-Brasil-2

Obviamente, você não precisa comprar um ônibus para acompanhar todos os jogos do Brasil durante a Copa 2014, o que reduz os custos de forma considerável. No entanto, se somar os valores de ingressos (os mais baratos), um gasto mínimo com alimentação, passagens aéreas e hospedagem (a mais modesta), o brasileiro terá de gastar mais de 10 mil reais. É o que diz o cálculo feito pela BBC Brasil, considerando os sete possíveis jogos da Seleção na Copa 2014, considerando São Paulo como ponto de partida e com setembro como marco inicial da aventura, com a compra de ingressos, passagens e reservas de hotéis feitas com bastante antecedência.

Copa 2014: as contas

Segundo a estimativa, mais da metade dos custos ficam por conta das passagens aéreas. Se o torcedor reservasse os voos hoje, com quase dez meses de antecedência, gastaria 5.264 reais para viajar de São Paulo ao local do jogo no dia da partida e voltar na manhã seguinte. À medida que a Copa 2014 se aproxima, o custo com passagens aéreas se tornam ainda mais caros.

O segundo item que mais encarece o custo da aventura é a hospedagem. De acordo com os valores dos hotéis já disponíveis para reserva pelo site da Fifa, e considerando as diárias mais baratas, o torcedor gastará 3.741 reais para passar uma noite em cada local de jogo. Por conta da Copa 2014, e da expectativa de grande procura, o valor da hospedagem está inflacionado e os hotéis estão exigindo reservas de pelo menos duas diárias para o Mundial.

E para finalizar a conta, os ingressos. Comprando-se bilhetes da categoria mais barata – exclusiva para brasileiros – outros 1.270 reais serão acrescentados nos gastos para acompanhar a Seleção até a final da Copa 2014. Caso o torcedor tenha direito a meia-entrada, esse valor cai para menos da metade, 555 reais.

Vale acrescentar R$ 20 por jogo ao plano de gastos para comprar um cachorro-quente (8 reais, seguindo os padrões da Copa das Confederações) e uma cerveja (12 reais). Com tudo isso, o investimento para acompanhar um possível hexacampeonato da seleção in loco no ano que vem será de pelo menos 10.415 reais (ou 9,7 mil reais para aqueles com direito à meia-entrada).

Copa-2014-Quanto-custa-ir-a-todos-os-jogos-do-Brasil-4

Se você é um felizardo que pretende acompanhar todos os jogos da Seleção Brasileira durante a Copa 2014, é natural que saia à procura de alternativas para economizar. E elas certamente existem. Contudo, o grande segredo é organizar tudo com antecedência. Um bom planejamento financeiro e estratégico podem fazê-lo poupar alguns reais.

Se você, assim como eu, não sabe nem se sua empresa irá liberá-lo para assistir aos jogos em casa pela TV, o melhor a fazer é deixar as contas de lado e ir ler outro artigo do nosso blog. Infelizmente, assistir os jogos da Copa do Mundo nos estádios é coisa para ricos. A Copa 2014 nunca será uma festa popular! É uma festa de luxo.

  • WILLIAM HADDAD

    se depender de mim não gasto um centavo sequer com esta merda…já não basta o que o governo tomou de nós só para a construção dos estádios, já não basta não termos hospitais e ou escolas para nós e nossos filhos já não basta não termos um sistema de trasporte público descente já não basta não termos segurança em nossas vidas já não basta termos que ver e conviver com uma grupo de políticos corruptos e ladrões um governo inoperante e obsoleto já não basta ter que trab. a vida inteira e se aposentar com um salário irrisório sem contar com a evasão de nosso dinheiro para o pagto de médicos vindos de Cuba médicos estes que nem irão ver a cor desse dinheiro pois irá para a máq. governamental e tirana de Fidel castro e família E ALGUÉM AQUI ACHA QUE IRÃO VER MINHA SUADA E POUCA GRANA NAS BILHETERIAS DOS ESTÁDIOS QUE EU PAGUEI JUNTAMENTE COM MEU POVO E ENGORDAR MAIS AINDA OS COFRES DA FIFA ……………NEM FUDENDO…POR MIM EU BOICOTAVA ESTES JOGOS BOICOTAVA A SELEÇÃO E BOICOTAVA ESTE GOVERNO…….CHEGA DE SERMOS TÃO VAQUINHAS DE PRESÉPIO…..hoje é comemorado o dia do sexo 06/09 mas vivem em nos foder todos os dias do ano e o que é pior não nos deixam gozar……

    • http://www.osensato.com.br/ Tiago Borges

      William, só acrescento uma coisa ao seu comentário: a minha grana eles também não verão. Grande abraço!

      • WILLIAM HADDAD

        obá já somos dois espero que mais brasileiros tenham esta consciência, fk ai meu abraço de bem querer ao teu blog e teu trab. me sinto honrado em ser recebido aqui e em vários blogs…..